segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A BIBLIOTECA DUM ORNITOLOGISTA: João Alves dos Reis Júnior na BPMP


Post recebido de Adriano Silva, da Biblioteca Pública Municipal do Porto (com os agradecimentos a Eduardo Martinho pela melhoria da imagem):

 João Alves dos Reis Júnior terá sido conservador do Museu de Zoologia da Universidade do Porto de 1918 a 28 de junho de 1934 (notícia da sua aposentação no “Jornal de Notícias” do dia seguinte). Anteriormente, de 1897 a 1918, era funcionário da Estação Aquícola do Rio Ave, em Vila do Conde, onde colheu muitos elementos sobre as aves migradoras na foz do Rio Ave.

 Poucos anos depois (em 1939) a sua biblioteca particular entrou na Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP), tendo sido catalogada por Abílio de Carvalho em 2016. As bibliotecas são como impressões digitais dos seus donos: livros de Biologia em geral, Ornitologia em particular e alguns de Literatura. Quanto à Biologia, os três nomes mais frequentes na sua biblioteca são do Porto: 26 registos do médico do Porto e etnógrafo J. A. Pires de Lima; 25 títulos do também médico do Porto e antropólogo A. A. Mendes Correia; 19 de Augusto Nobre, zoólogo e irmão do poeta António Nobre.

Seguem-se outros, quase todos estrangeiros: o ornitólogo Henri Jouard (12 títulos); o zoólogos F.H. Van Den Brink e Louis Bureau (11); o ornitólogo Ulrich A. Corti, o entomologista J.H. Fabre e o especialista em mamíferos A. Menegaux (10); etc., incluindo o entomologista José Maximiniano Correia de Barros e o biólogo José Vicente Barbosa du Bucage (não confundir com o poeta Manuel Maria), ambos com 7 títulos, e o famoso Charles Darwin, com 5 títulos, em francês. Quanto à Literatura, Reis Júnior tinha sobretudo autores portugueses: 12 títulos do tripeiro conhecido pelos romances históricos Arnaldo Gama, 11 títulos de Guerra Junqueiro, 7 títulos de Henrique Lopes de Mendonça, 4 títulos de Almeida Garrett, Júlio Verne e Rocha Martins, 3 de Alberto Pimentel, Alexandre Herculano, Francisco Lopes de Macedo, Ramalho Ortigão, Rudyard Kipling, etc.

Do próprio João Alves Reis Júnior, temos o catálogo “Aves de Portugal” (1927-1935), em muitos volumes, o “Catálogo sistemático e analítico das aves de Portugal” (1931-1933) e “Peixes novos para a fauna de Portugal” (1924).

Em tempos de crise (como agora…), a sua obra foi publicada ou subsidiada pela Junta da Educação Nacional, com interferência do professor J. A. Pires de Lima (o primeiro autor da sua biblioteca, como vimos anteriormente).

 E muito mais se podia concluir da sua biblioteca, mas o leitor pode chegar às suas conclusões no catálogo online da BPMP (disponível em http:\\bibliotecas.cm-porto.pt) quer por JAR2016 quer, evidentemente, pelo nome do João Alves dos Reis Júnior. E não serão as nossas bibliotecas particulares todas a nossa imagem?

 Adriano Silva (BPMP)

Sem comentários:

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...