domingo, 25 de outubro de 2015

PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA NO PORTO NO ANO DA LUZ

Trancrevo notícia do Público:

"Neste Ano Internacional da Luz, a 2ª edição do Fórum do Futuro vai abrir, oficialmente, com uma conferência do astrofísico norte-americano John C. Mather, Nobel da Física em 2006, que vai falar no grande auditório do Teatro Rivoli, na noite de 4 de Novembro, sobre Felicidade, luz e os segredos do Universo.

Membro da agência espacial NASA, Mather tem orientado a sua investigação para a grande questão da origem do cosmos, e vai falar no Porto da luz como ponto de partida para a vida no universo, partilhando a mesa com os professores e cientistas Carlos Fiolhais (Universidade do Porto) e Orfeu Bertolami (Universidade de Coimbra). 

Depois do sucesso conseguido na edição inaugural, em Novembro passado, em que contou cerca de 7000 espectadores, este festival – que o vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo Cunha e Silva, ambiciona “transformar no fórum de Davos do pensamento” – vai este ano diminuir em termos de calendário (cinco dias em vez de oito), mas crescer em número de participantes (59, vinte dos quais estrangeiros) e de sessões (vinte). E vai estender-se fisicamente a três outras instituições-âncora da vida cultural da cidade: o Museu de Serralves, a Casa da Música e o Teatro Nacional São João, além de contar com a parceria da Universidade do Porto (UP) – de resto, o reitor e os directores artísticos dos equipamentos citados juntaram-se esta quarta-feira ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no Teatro Rivoli, para a apresentação oficial do programa do fórum, que, nas palavras de Paulo Cunha e Silva, visa “discutir o futuro a partir de uma perspectiva cultural e artística e outras valências do conhecimento”. 

Da lista dos participantes estrangeiros consta também o filósofo francês Gilles Lipovetsky (dia 7), que regressa a Portugal para dialogar com a editora e professora da UP Fátima Vieira sobre Os desafios da felicidade na sociedade do hiperconsumo a felicidade sendo, de resto, o denominador comum do fórum, em acordo com o tema da própria programação do pelouro portuense da Cultura para o corrente ano. (...)"

Sem comentários:

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...