sábado, 26 de setembro de 2009

A MATEMÁTICA DO LEGADO DE DARWIN



Informação recebida da organização do Encontro:

No Ano Darwin, o Centro Internacional de Matemática (CIM) e a European Society for Mathematical and Theoretical Biology organizam uma conferência dedicada aos aspectos matemáticos da teoria da evolução. Durante 2 dias, 12 convidados internacionais se reunirão em Lisboa para o que a jornalista da Science Elisabeth Pennisi chamou-lhe a “Darwin Fest” dos matemáticos.

A conferência celebrará os 150 anos de publicação de "A Origem das Espécies" e tem por objectivo apresentar um panorama geral dos mais recentes desenvolvimentos na intersecção entre a matemática e a biologia. Teoria de jogos, evolução da cooperação, dinâmica adaptativa, genética populacional são alguns dos assuntos que serão tratados no Complexo Interdisciplinar da Universidade de Lisboa, nos dias 23 e 24 de Novembro. Entre os palestrantes convidados teremos W. Ewens (U. Penn), detentor do Weldon Memorial Prize, Peter Schuster (U. Vienna), pioneiro na aplicações das ideias darwinistas à química, Peter Taylor (U. Queens, Canadá), um dos introdutores da dinâmica do replicador, e Benoit Perthame, que recebeu o prémio Blaise Pascal pelo desenvolvimento de aplicações da matemática.

Para mais informações, veja esta página.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...