quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

In Rust we Trust


Um dos nossos leitores enviou-nos um mail sobre algo que suspeitava (com imensa razão) ser uma charlatanice e que consiste numa coisa que dá pelo pomposo nome «hidrolinfa».

Esta tal hidrolinfa (nunca percebi o fascínio pela água de tanto charlatão...) não passa de uma versão lusa dos Aqua Detox que infestam qual praga o mundo em geral, os países anglo-saxónicos em particular. Em Portugal, são construídas e comercializadas por algo com o nome pomposo MENP - Fabrico de Máquina de Saúde e Ecologia que faz parte d'«O Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (T.S.D. - Technological & Scientific Development), que trabalha em exclusivo para a UPN - Universidade Profissional do Norte».

A abusivamente auto-denominada Universidade, ministra «cursos» numa gama abrangente de banhas da cobra, de homeopatetices a naturopatetices, exibindo ainda uma «pós-graduação» em ...hipnose! Não sei se a naturopateta que «tratou» um conhecido meu se «formou» nesta coisa, mas certamente adquiriu o seu instrumento principal de trabalho às empresas associadas De facto, a mulher desse conhecido, mais céptica, inquiriu-me sobre os «tratamentos» que me descreveu, incluindo na descrição a maquineta, que descobri agora ser se não a tal «hidrolinfa» uma congénere, e os resultados de uma detoxificação pelos pés como a ilustrada.

Na altura disse á pessoa que me inquiriu, só pela descrição, que não é preciso saber muita química, apenas olhar para a água ferrugenta que sai volta e meia dos canos, para perceber o que aconteceu. De facto, os charlatães extorquem dinheiro aos mais incautos com um vulgar banho de pés complementado com eléctrodos que quando ligados à corrente e na presença dos sais com que é temperada a água se corroem. A cor dos sais de ferro que se formam depende do cocktail adicionado à água (é simples ferrugem com água da torneira) e do pH da mesma e não tem nem remotamente nada a ver com a saída de toxinas pelos poros dos pés (!).

Aliás, não percebo muito bem o que sejam as toxinas que entraram no léxico de todos os charlatães das medicinas alternativas mas todas as substâncias tóxicas que produzimos são incolores, nomeadamente «o Colesterol, Triglicerídios, Ureia, Glicose (nunca me passou pela cabeça que um açúcar fosse considerado uma toxina), Creatinina e Ácido Úrico» que os vendedores de banha da cobra afirmam peremptoriamente que «A terapia HidroLinfa, ao coincidir nos poros existentes na planta dos pés, exercita a diminuição imediata comprovada». Na realidade, estas «toxinas» são excretadas naturalmente na urina e na transpiração.

Embora já soubesse da existência da coisa não tinha ideia da sua dimensão e assim agradeço as informações gentilmente transmitidas pelo nosso leitor que me permitiram ler incrédula o monte de dislates químicos com que os charlatães da UPN enganam os mais incautos e que podem ser apreciados em todo o seu esplendor na página em que publicitam a coisa.

Estes são tantos e tão variados, aliás, não há quasi uma linha do longo texto que não seja um disparate químico, que não sei qual me escandalizou mais. Não sei se a afirmação extraordinária de que «toxinas e venenos são incompletos, falta-lhes um electrão negativo» - o que é um total disparate, e não estou a referir-me ao pleonasmo electrão negativo -, ou se as efabulações sobre o hidrogénio, em particular sobre o hidreto (H-), supostamente formado no «Tratamento HidroLinfa, rico em iões negativos, aumenta o número de electrões de carga negativa no organismo humano, aumentando assim os iões negativos que transformam o hidrogénio em (H-)», uma barbaridade total. Assim como é uma barbaridade total dizer que «O oxigénio não actua sem o hidrogénio, a fusão destes dois elementos, transforma-se em energia», um delírio quasi tão idiota como as considerações sobre o ATP ou sobre o equilíbrio de pH fisiológico que o aparelhómetro supostamente mantém.

Sobre este último, é importante esclarecer que nós somos quimicamente muito bem regulados, nomeadamente a nível de pH que é mantido numa gama muito estreita de valores por uma série de tampões biológicos como sejam o que envolve bicarbonato (e o dióxido de carbono), o fosfato e várias proteínas (ficheiro em formato pdf que explica a regulação fisiológica do pH). Mas essencialmente importa esclarecer e sobretudo regular as ditas «terapias naturais» e acabar de uma vez por todas com fraudes magnéticas, quânticas, homeopatetas e afins. Como concluiu o professor Edzard Ernst após ter recuperado da estase em que esteve mergulhado e que o levou a leccionar banhas da cobra sortidas, «A maioria das terapias alternativas são clinicamente ineficientes e muitas são totalmente perigosas».

28 comentários:

  1. Nuno Ganchinho do Rosário
    Li com interesse tudo quanto foi dito por si sobre a Hidro linfa e creia-me que fiquei até chocado,pois parece-me que apenas falou tocando musica de ouvido sem o minimo conhecimento de causa.
    Eu sou diabético e apesar de tudo sou um guloso por doces o que me causava muitos problemas de glicémia.
    Felizmente conheci esta terapia que muito me ajuda ao ponto de quase não precisar de medicamentos e dietas rigorosas.
    Se por acaso tem duvidas sobre os efeitos maravilhosos,nada como experimentar e ver para crer como S.Tomé.
    Os melhores cumprimentos
    Fiscal Municipal Especialista Principal
    (Aposentado-60 anos)

    ResponderEliminar
  2. Esta senhora infelizmente não sabe mesmo do que fala. Felizmente os resultados falam mesmo por si e eu, como cliente da Hidrolinfa há já meses, encontro-me muito satisfeito com o tratamento, neste caso para o Colesterol. Para tal vou partilhar o meu caso pessoal. Em Maio de 2008 fiz análises como regularmente costumo fazer. Tive 260 de Colesterol Total. O meu médico de família recomendou-me iniciar a toma de medicação para fazer baixar este indicador. Tendo tido conhecimento deste tratamento decidi experimentar. Fiz análises com picada de dedo antes e tive 268. Quando terminei as 12 sessões do período de desintoxicação, para minha surpresa tinha apenas 150. Fiz análises novamente laboratoriais e o resultado foi de 140. O sangue não mente. Concordo com o senhor acima que diz que pode existir pessoas que com a força de querer vender e alguma desinformação informem mal as pessoas sobre as origens do tratamento. No entanto é muito fácil: porque não analisar a água antes de emitir um comunicado destes mentiroso?
    Para uma senhora com o seu Curriculum deveria ter mais atenção ao que escreve na Internet.

    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a senhora deveria saber que quanto mais baixo seu colesterol antes morrerá.. pessoas com alto nivel de colesterol vivem mais, nao ha relaçao nenhuma de colesterol alto com AVC's, 70% das pessoas que morrem de avc nao tem colesterol alto.. leia sobre "o mito do colesterol" e pq as pessoas estao morrendo por tomar estatinas..

      Eliminar
  3. Concordo totalmente... para mim, que já experimentei, é tudo charlatanice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimentou o quê? Coca Cola? Essa sim uma charlatice e uma droga que pessoas que bebem esta droga fucam ,para alem de viciadas,intoxicadas e a hidrolinfa ajuda e muita a limpar as toxinas deixadas por esta droga.

      Eliminar
  4. e já agora... para quem está interessado, fora do nosso país, o "tratamento" é denominado Aqua Detox... e aqui podem ver a sua definição http://en.wikipedia.org/wiki/Aqua_Detox, bem como a explicação de como a vigarice é feita...

    "Aqua Detox has been described as a scam by a number of reviewers"

    ResponderEliminar
  5. análisis: 26-marzo-2009 de LÍQUIDO DE TRATAMIENTO de Hidrolinfa®
    resultados líquido inicial / tras 40 minutos
    pH 5,8 / 5,8
    ión cloruro mmol/L 12 / 12
    calcio (II) mg/dL 2,3 / 2,3
    urea mg/dL <2 / <2
    urato mg/dL <1 / <1
    magnesio(II) mmol/L 0,8 / 0,7
    hierro (II+III) µg/dL <20 / 500
    colesterol mg/dL <2 / <2
    triglicérido mg/dL <3 / <3
    glucosa mg/dL <2 / <2
    creatininio mg/dL <0,1 / <0,1
    proteína g/L <0,1 / <0,1
    bilirrubina mg/dL <0,2 / <0,2
    nitrito mg/dL <0,08 / <0,08
    Al microscopio se observan geles de hierro (III) y ni rastro de grasa.

    LOS RESULTADOS SON IRREFUTABLES.... "verde y en botella"= vino.
    HIDROLINFA ES UN FRAUDE COMO UNA CASA, si en vez de poner los pies se pone el detector y se hace en blanco (sin pies) el resultado es el MISMO !!!!!!!!!!
    ¡¡¡¡ ATENCIÓN INCAUTOS !!!!!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Si a pesar de todo CREÉIS en hidrolifa, probad a hacer una prueba en blanco (sin introducir los pies) y poniendo el detector sobre un objeto opaco… y veréis que el RESULTADO ES EL MISMO ¡!!!!!!!!!
    Toda lo que flota con el tiempo se sedimenta en un gel rojizo quedando un sobrenadante transparente (agua con sal) …. Ya que si hubiera grasa flotaría….
    ¡¡¡¡¡¡ QUERÉIS MÁS PRUEBAS DEL FRAUDE ¿?????

    ResponderEliminar
  8. Incrível a quantidade de aldrabões que existem sempre prontos a viver na ignorância alheia. O que mais me preocupa é que a esquerda está a reproduzir nas nossas escolas públicas gente acéfala, burra, levada ao colo pelo professores e obesa. Mais maralha que vai comprar a Hidrolinfa.

    ResponderEliminar
  9. Sobre o último comentário.
    Não será antes a família que se está a destituir de educar os seus descendentes, deixando para a escola (já agora: «a esquerda» - isto é uma piada, certo?) essa tarefa, quando o papel desta é (deveria ser) (essencialmente) instruir?

    ResponderEliminar
  10. E que tal se dessem o beneficio da duvida a que escreve este blog e na proxima sessão de hidrolinfa pedissem à vossa terapeuta que faça o tratamento sem que ponha la os seus pés. Que ponha a maquina a trabalhar, apontando o sensor para algo opaco, sem nada lá dentro a nao ser agua e sal.
    Vao ficar surpreendidos com o facto de tambem serem "extraidas toxinas" a alguem que não está lá.
    Eu ja fiz tratamento de hidrolinfa e tive a capacidade de por em duvida o funcionamento da maquina.
    Pedi que fosse posta a funcionar sem nenhum sujeito como paciente.
    Fiquei esclarecida.
    A terapeuta formada que operava a maquina ficou incredula.
    Nem sempre as coisas sao o que parecem.
    A Hidrolinfa é como o Melhoral, não faz bem nem faz mal.
    O poder da sugestão é muito forte.

    Obrigada Palmira por nos trazer os pes a terra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal a água ficar acastanhada, mas não tem nada a ver com o que fica no fim de um tratamento. C. S.

      Eliminar
  11. Boa tarde,
    Que existem muitos charlatoes E UMA GRANDE VERDADE.
    Mas, esta máquina resolve mesmo os problemas. quanto ao comentário da primeira senhora, ve-se que nao percebe nada do corpo humano.
    A maioria das nossa toxinas estao nos nossos intestinos. e se os mesmo nao forem limpos por fibras o nosso organisno reabsorve novamente todas as coisas acumuladas .
    Esta máquina é uma grande invensao. e ajuda a limpar o nosso organismo. tenho provas disso.
    O GRANDE PROBLEMA É O INFARMED. SE AS PESSOAS MELHORAM, E ATÉ ALGUMAS FICAM CURADAS, OS MEDICAMENTOS QUIMICOS NAO SE VENDEM E AS ACCÇOES BAIXAM

    ResponderEliminar
  12. Caríssimos quanto á hidrolinfa, os factos falam por si.
    Honestamente dou-lhe provas do funcionamento da mesma com resultados extraorninários em insuficiências venosas dos membros inferiores.
    pedrocasg@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Esse comentário da Palmira, só para alertar os leitore, não tem nenhum fundamento, pois é puramente de caráter crítico pessimista e irresponsável. Eu fiz um tratamento de uma doença, incluindo a desintoxicação pelos pes e obtive resultados surpreendentes que na avaliação da minha equipe médica, foram de grande relevancia para minha significativa melhora.
    O fato é que precisamos ter um conceito correto dentro do mais alto rigor possível, deste método de desintoxicação auxiliar do organismo visando o auxilio no tratamento de diversas patologias, aliando isso as nossas reais nessecidades terapêuticas qual exelente alternativa da nossa era moderna. E daí, com conclusões analíticas bem pautadas, só então tecer observações equilibradas, bem abalizadas e construtivas no sentido de informar esclarecedoramente e não de tentar denegrir ou constranger os que se propuseram a esse método de busca, para uma melhora da sua saúde, esperando resultados eficazes, pois isso é o que tem sido demonstrado dentro do seu bem definido objetivo.

    ResponderEliminar
  14. Terapia baseada em desintoxicação por Ions, através dos pés.
    - O que são “Toxinas” e o que é “Desintoxicação”?
    O termo “Toxinas” no contexto deste tipo de terapia, refere-se às substâncias que são assimiladas pelo corpo durante a vida normal de todos os dias que o próprio corpo não quer nem necessita. Estas substâncias esperam que o corpo tenha disponibilidade para as eliminar, mas devido à assimilação excessiva ou à inabilidade/incapacidade de processar algumas dessas substâncias, acumulam-se e eventualmente ocupam ou utilizam uma quantidade desproporcional de energia do corpo, na tentativa deste reequilibrar o sistema biológico. A Desintoxicação é todo um método pelo qual o corpo pode ser ajudado/auxiliado na sua tarefa de eliminação destas excessivas substâncias nocivas. Esta ação, pode tomar a forma de limitação da entrada de novas toxinas, como por exemplo, através de uma ‘Dieta Específica’, ou dirigir-se às substâncias, diretamente com terapias que envolvam medicação e irrigação. A Terapia baseada em desintoxicação através do Sistema de Terapia por Ions, oferece uma alternativa a estes métodos fornecendo a terapia direta e a eliminação natural e acelerada das substâncias.

    ResponderEliminar
  15. - O que é um Ions?
    É um átomo ou um grupo de átomos que adquirem carga elétrica (positiva ou negativa) por ganharem ou perderem um ou mais dos seus elétrons.
    - O que é controlo eletrônico?
    É um dispositivo de segunda geração, parte integrante do aparelho, responsável pela produção de Ions utilizando a solução salina desestabilizada e regulada por esse controlo electrônico.
    - Porque é que a água fica castanha? Foi-me dito que são as toxinas do corpo.
    A água do recipiente ficará com uma tonalidade acastanhada, quer haja ou não pés na água, isto é chamada de cor base e é devida aos subprodutos gerados pela solução enriquecida de Ions para o processo de desintoxicação. A “diferença” na cor final da água quando comparada à cor base pode ser atribuída à presença dos pés, assim como a diferença de PH (Acidez) entre um recipiente vazio e um com pés.
    - As “Toxinas” são retiradas do corpo por este processo?
    O processo de Terapia baseada em desintoxicação por Ions é bi-direccional. Dependendo do indivíduo e da natureza das substâncias no corpo, alguns Ions combinam com as substâncias e migram (para fora) para a solução aquosa que se encontra no recipiente, outros Ions combinam com as substâncias e migram para dentro, onde devido à mudança na estrutura das substâncias, estas serão mais facilmente eliminadas pelos mecanismos naturais.
    - A cor da água diz-me que substâncias (Toxinas) estão presentes?
    Não, para qualquer grau de exatidão. Algumas empresas e terapeutas tentaram relacionar as cores com os órgãos ou com as substâncias, mas estas relações não têm qualquer fundamento credível como foram baseadas. Com a experiência adquirida na utilização, ocorrência de determinadas cores ou da formação de partículas podem ser parte acentuada de eliminação na operação normal de limpeza do sistema e não necessariamente originadas do utilizador na sua totalidade, mas caracteriza maior ou menor quantidade tóxicas, quando a coloração vai do preto amarronzado para o preto esverdeado, ambos seguido de espumas. A pesquisa atual sobre isso, poderá mais tarde vir a fornecer maiores informações.

    ResponderEliminar
  16. - A coloração/tonalidade da água reflete os níveis de “Toxinas” do utilizador?
    Não se considerarmos que a cor base sempre será o acastanhado. A migração interna ou externa de Ions, das substâncias e dos (seus) compostos relacionados é completamente dependente do indivíduo e da composição das suas “Toxinas”. Pode ser que, para um utilizador com um estilo de vida basicamente saudável, migre/liberte (para fora) mais do que um utilizador com um estilo de vida menos saudável e conseqüentemente possa produzir uma tonalidade mais escura na água
    - Foi-me dito que estes sistemas emitem ‘Freqüências’ as quais ‘Equilibram' os níveis de ‘bio-energia' do corpo, isto é verdadeiro?
    A tecnologia de Terapia baseada em desintoxicação por Ions não cria quaisquer freqüências e portanto é conseqüentemente um mito. A utilização do Sistema por Ions (pode) contribuir para o ‘equilíbrio’ no processo de desintoxicação, ajudando o corpo, sem implicação direta nos níveis de bio-energia do corpo.
    - Porque é que os utilizadores dizem que se ‘sentem melhor ' após terem usado Sistema de Terapia por Ions?
    A redução de 'Toxinas' no corpo por qualquer método de desintoxicação produzirá uma sensação de bem-estar. Isto é devido ao redirecionamento da energia utilizada pelo corpo no processo de desintoxicação para outros fins. A Terapia baseada em desintoxicação por Ions é um método, rápido, conveniente, indolor e invasivo, para acelerar o processo de desintoxicação, promovendo uma sensação de bem-estar.
    - Como é que o Sistema de Terapia por Ions fará sentir-me?
    No caso da Terapia baseada em desintoxicação por Ions, se a migração for predominantemente externa (para fora do corpo), então o utilizador sentirá uma ascensão quase imediata nos níveis de energia, devido ao redirecionamento da energia utilizada no processo natural de desintoxicação e uma conseqüente sensação de bem-estar. Se a migração for predominantemente interna (para dentro), então o utilizador sentirá uma redução temporária na energia, enquanto o corpo redireciona a energia para o processo natural de desintoxicação de forma a eliminar as substâncias então alteradas. Após algumas horas, seguir-se-á uma ascensão dos níveis de energia (a um ponto) significativamente acima do nível original (inicial), resultante do redirecionamento da energia utilizada no processo natural de desintoxicação, ficando então liberto, assim como da conseqüente sensação de bem-estar.

    ResponderEliminar
  17. - A coloração/tonalidade da água reflete os níveis de “Toxinas” do utilizador?
    Não se considerarmos que a cor base sempre será o acastanhado. A migração interna ou externa de Ions, das substâncias e dos (seus) compostos relacionados é completamente dependente do indivíduo e da composição das suas “Toxinas”. Pode ser que, para um utilizador com um estilo de vida basicamente saudável, migre/liberte (para fora) mais do que um utilizador com um estilo de vida menos saudável e conseqüentemente possa produzir uma tonalidade mais escura na água
    - Foi-me dito que estes sistemas emitem ‘Freqüências’ as quais ‘Equilibram' os níveis de ‘bio-energia' do corpo, isto é verdadeiro?
    A tecnologia de Terapia baseada em desintoxicação por Ions não cria quaisquer freqüências e portanto é conseqüentemente um mito. A utilização do Sistema por Ions (pode) contribuir para o ‘equilíbrio’ no processo de desintoxicação, ajudando o corpo, sem implicação direta nos níveis de bio-energia do corpo.
    - Porque é que os utilizadores dizem que se ‘sentem melhor ' após terem usado Sistema de Terapia por Ions?
    A redução de 'Toxinas' no corpo por qualquer método de desintoxicação produzirá uma sensação de bem-estar. Isto é devido ao redirecionamento da energia utilizada pelo corpo no processo de desintoxicação para outros fins. A Terapia baseada em desintoxicação por Ions é um método, rápido, conveniente, indolor e invasivo, para acelerar o processo de desintoxicação, promovendo uma sensação de bem-estar.
    - Como é que o Sistema de Terapia por Ions fará sentir-me?
    No caso da Terapia baseada em desintoxicação por Ions, se a migração for predominantemente externa (para fora do corpo), então o utilizador sentirá uma ascensão quase imediata nos níveis de energia, devido ao redirecionamento da energia utilizada no processo natural de desintoxicação e uma conseqüente sensação de bem-estar. Se a migração for predominantemente interna (para dentro), então o utilizador sentirá uma redução temporária na energia, enquanto o corpo redireciona a energia para o processo natural de desintoxicação de forma a eliminar as substâncias então alteradas. Após algumas horas, seguir-se-á uma ascensão dos níveis de energia (a um ponto) significativamente acima do nível original (inicial), resultante do redirecionamento da energia utilizada no processo natural de desintoxicação, ficando então liberto, assim como da conseqüente sensação de bem-estar.

    ResponderEliminar
  18. De facto temos de filtrar muito bem aquilo que lemos na internet. Esta pessoa não faz a minima ideia do que fala, e pior que isso, fala de uma forma rancorosa, e raivosa o que me leva a querer que foi vitima da evolução da hidrolinfa com toda a legitimidade. Durante 8 anos fui internado no hospital de S. João no Porto com febres altas e outros problemas associados, sem que EM VEZ ALGUMA fosse detectado qualquer problema. Depois da saturação do problema, decidi procurar uma solução alternativa e fui ao Algarve a um médico de medicina chinesa bastante conceituado. Em 5 min ele fez-me o diagnóstico, explicou-me o porque dos problemas que tinha e apresentou-me a solução. O meu problema eram intolerâncias alimentares, áreas que a medicina convencional insiste em rejeitar. O que é certo é que durante 3 semanas fiz tratamentos de acupunctura e hidrolinfa e fiquei como nunca tinha estado antes. Neste momento já lá vão 3 anos e faço regularmente tratamentos de hidrolinfa além de naturalmente procurar não estar exposto aos alimentos aos quais era intolerante... NUNCA MAIS TIVE QUALQUER PROBLEMA. Portanto, tenha cuidado com aquilo que fala que a qualquer momento um processo de difamação chega a sua casa sem que perceba o porque. A liberdade de expressão não pode chegar ao ponto de cada um dizer aquilo que lhe vai na cabeça contra seja lá quem for sem ter provas do que diz. Não vi uma unica prova apresentada da sua parte... vi apenas argumentos e difamação barata....
    É pena que haja pessoas assim

    ResponderEliminar
  19. fiquei atónico com tão alarde asneira emanada da mente de alguem que se diz de ciência!!! Universitária!!?????!! Senhora, a sua ciência chegou até sí após milénios de evolução/construção sobre pilares bem mais esclarecidos... elucide-se, observe, experimente, questione antes de emitir opinião balofa e oca sobre algo que desconhece e mais, sobre ciências médicas que porventura num experienciou!!!

    ResponderEliminar
  20. É muito interessante ler estes comentários. Quem se diz de ciências acusa as terapias naturais de serem fraude... Pois parece-me que os medicamentos da medicina convencional é que são uma grande fraude, que disfarçam os sintomas e ainda vão gerar mais problemas. Afinal há quem tome o medicamento x, e depois tem de tomar o medicamento y por causa dos efeitos secundários do x.
    As terapias naturais têm como objectivo a resolução do problema e não o disfarçar dos sintomas.
    Antes de criticarem informem-se.
    Uma mente aberta é uma mente que evolui.
    Obrigada pela atenção.
    Ana Isabel

    ResponderEliminar
  21. A Pessoa que escreveu este artigo so pode ser completamente tapada. Alias ela propria confessa "nao sabia que o açucar era toxico". Na verdade o açucar é um dos alimentos mais venenosos que esta na nossa alimentação.
    Isto é apenas um exemplo. Informe-se primeiro e aprenda, antes de falar do que não sabe!

    ResponderEliminar
  22. http://www.adhdbasics.org/Philpott/PhilpottPubs.html

    ResponderEliminar
  23. Falar de cor e salteado
    é quase como a música de um rancho folclórico. Vira o disco e toca o mesmo.
    Passei por aqui e achei alguma "piada" à forma como descreve "algo" supostamente como uma fraude, e vai daí, resolveu avisar os mais incautos, pois estes poderão ir à falência neste país maravilhoso à beira-mar plantado.
    A mim esclareceram-me, quando fiz o tratamento com esta máquina, patenteada por um médico Português, que trabalhou muitos anos no IPO do Porto, que a electrólise provocada pela água com sal e as duas chapas em inox, mesmo sem os pés lá colocados, esta (a água) ficaria amarelada por esse mesmo efeito ou seja pela reacção química, como muito bem deve perceber da "poda".
    Mas a "porcaria" nela contida do tratamento efectuado para tratamento seguinte e com os mesmos pés por vezes é assustadora.
    Se assistisse como eu assisti a diversas pessoas na mesma máquina e em tratamentos diferentes mas no mesmo dia a seguir ao meu e de como ficava esta água de pessoa para pessoa, até vomitar as tripas.
    Os cheiros e as cores poderão ter significados diferentes ou não, não questiono.
    Mas que a senhora doutora formada em química antes de escrever um artigo desta natureza deveria comprovar do que está a falar... isso deveria.
    Fico com a impressão de que escreveu este artigo com algum interesse.
    Quando escreve:
    POSTED BY PALMIRA F. DA SILVA
    (Aliás, não percebo muito bem o que sejam as toxinas que entraram no léxico de todos
    os charlatães das medicinas alternativas)
    Gostava de acrescentar, que não percebe muito bem... mas é de nada.
    POSTED BY PALMIRA F. DA SILVA
    (Sobre este último, é importante esclarecer que nós somos quimicamente muito bem regulados)
    Peço-lhe desculpa desde já... mas este não deve ser o seu caso.
    Finalmente para quem tem formação em química...
    obviamente que as farmacêuticas devem ser suas amigas.
    Beijinhos e abraços a quem de direito.

    ResponderEliminar
  24. Quem não sabe o que diz mais vale estar calado, experimentem mas não só uma vez, fantástico.

    ResponderEliminar
  25. eu estava curioso sobre a "desintoxicação iónica" e vim pesquisar no Google e encontrei este texto, muito esclarecedor..
    Obrigado.

    atenciosamente
    Silvio

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.