terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Origem das Espécies de Darwin - Uma Biografia


Informação recebida da Gradiva:

A Gradiva não podia deixar de se associar às comemorações dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos de publicação do seu livro A Origem das Espécies, que decorrerão em 2009. E começa já este mês por fazê-lo com a publicação do livro que constituiu a mais perfeita introdução ao pensamento de Darwin - A Origem das Espécies de Darwin - Uma Biografia - da autoria da sua principal biógrafa – Janet Browne .

Charles Darwin foi, sem dúvida, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos. E um dos livros que mais alterou o entendimento que as pessoas têm de si próprias foi precisamente o seu A Origem das Espécies. Publicado em 1859, causou sensação mal foi editado e nunca deixou de gerar controvérsia e perplexidade. A ideia de que os seres vivos evoluem gradualmente através de selecção natural chocou profundamente os leitores vitorianos, pondo em causa aquela que era, para muitos, no quadro da visão e da vivência religiosa da época, a inabalável crença na existência de um Criador.

Neste livro, Janet Browne, a principal biógrafa de Charles Darwin, mostra porque é que A Origem das Espécies pode ser considerado o maior livro de ciência alguma vez publicado. A autora descreve a génese das teorias de Darwin, explica a recepção inicial destas e analisa as razões por que permanecem actualmente tão controversas. O seu livro constitui um relato apaixonante e fundamentado da obra que alterou para sempre o nosso conhecimento do que é ser-se humano.

O QUE DIZEM OS CRÍTICOS

«Uma jóia […] Browne explica com uma clareza absoluta as fontes, a natureza, a recepção e o legado de A Origem das Espécies.» (A. C. Grayling, The Times)

«Browne conta a história das ideias de Darwin com uma frescura límpida, que transforma a leitura do livro num prazer contínuo.» (John Gray, New Statesman).

A AUTORA

JANET BROWNE é professora de História da Ciência na Universidade de Harvard. Escreveu a biografia de referência de Charles Darwin, em dois volumes: Voyaging (1995) e The Power of Place (2002), distinguida com vários prémios literários, e é considerada a maior especialista mundial em história da biologia do século XIX.

- Janet Browne, A Origem das Espécies de Darwin Uma Biografia, tradução de Ana Falcão Bastos e Cláudia Brito, «Ciência Aberta», nº 175, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, 192 pp., € 12,50

1 comentário:

Helena Serrão disse...

darwin, muito publicado, muito divulgado, verdadeiramente pouco sabido. mas esse vou lá...comprar.

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...