quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dois novos livros na colecção "Ciência a Brincar"


Informação recebida da Bizâncio:

Título: Ciência a Brincar 8
Subtítulo: Descobre o Património!
Autores: Constança Providência e Carlos Fiolhais
Colecção: Ciência a Brincar
Ciência / Infanto-Juvenil

___________________________________________________________________________
«Através das várias questões e experiências expostas neste livro esperamos que as crianças percebam porque é que os carros fazem mal às florestas e aos monumentos, o que é a humidade e porque é tão importante controlá-la, como é que as forças naturais conseguem destruir o nosso património (a força da água que entra em fissuras e congela, ou a força dos sais que estragam paredes, ou a força das sementes, que germinam nas paredes ou nos telhados, ou a enorme força da Terra quando treme), porque ouvimos os ruídos do andar de cima e como eles poderiam ser reduzidos, porque se pintam de branco as casas no sul do nosso país, que luz entra através de um vitral, como são iluminadas as salas de aula ou ainda as simetrias dos azulejos nalguns dos nossos monumentos."



Título: Ciência a Brincar 9
Subtítulo: Descobre a Vida!
Autores: Sofia Araújo, Sónia Martins e Ana Godinho
Colecção: Ciência a Brincar
Ciência / Infanto-juvenil

___________________________________________________________________________

"A vida parece um fenómeno misterioso, mas a ciência conseguiu decifrar grande parte do mistério. Hoje sabemos que todos os seres vivos, plantas ou animais, têm nas suas células, uma molécula muito fina e comprida que se chama ADN. Este volume abre as portas à ciência da vida. As crianças a partir dos cinco anos poderão descobrir a vida, dos organismos mais pequenos e mais simples aos mais complicados, realizando as experiências que as biólogas Sofia Araújo, Sónia Martins e Ana Godinho propõem. Elas sabem o que é a vida e sabem transmitir bem o seu saber. Essas experiências permitem responder a questões como: «Os micróbios comem?», «As minhocas têm nariz?» e «Consegue ver-se o ADN?». Para chegar às respostas é preciso observar uma banana a apodrecer, dar a cheirar verniz das unhas a uma minhoca e extrair o ADN do morango. O povo diz que «é de pequenino é que se torce o pepino»: com a ajuda deste livro os pequeninos até poderão torcer os pepinos para lhe tirar o ADN... «Ciência a Brincar» internacionalizou-se. As experiências deste livro foram realizadas em escolas do Porto e de Edimburgo. A vida é a mesma em todo o lado. E a descoberta da vida é igualmente excitante em todo o lado. Quem não acredita, faça o favor de experimentar!"

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...