quinta-feira, 29 de maio de 2008

Astronomia em Crescente


Informação recebida do Nuclio- Núcleo Interactivo de Astronomia (na foto, o espectrómetro de uma outra experiência de determinação da massa de neutrinos, KATRIN):


Próxima sessão da "Astronomia em Crescente" no dia 7 de Junho por Maria José Gomes (Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisnoa)

Os neutrinos são partículas elementares resultantes de decaimentos radioactivos ou reacções nucleares, tais como as que ocorrem no Sol ou quando os raios cósmicos embatem em átomos. Cada um de nós é atravessado por cerca de 50x1012 neutrinos solares por segundo. Os neutrinos têm uma interacção fraca com a matéria e por isso não damos por eles, no entanto são fundamentais para a compreensão microscópica e cosmológica da Natureza. Os neutrinos são as partículas elementares mais misteriosas e difíceis de detectar. Até hoje, apenas se conseguiu dar um limite superior para a massa do neutrino e que é pelo menos 250 000 vezes mais pequena do que a partícula elementar mais leve: o electrão. A determinação directa da massa do neutrino é o objectivo da colaboração internacional MARE, da qual Portugal faz parte. A experiência baseia-se no decaimento radioactivo do isótopo natural do Rhenium e usando detectores supercondutores ultra-sensíveis a temperaturas muito baixas (0.06 K), prevê começar a “caçar” neutrinos em 2010. Antes disso, será construído um kit-experimental que será usado por todos os laboratórios da colaboração espalhados pelo mundo. A contribuição do grupo de investigadores do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa será apresentada na palestra e quem sabe se não o convenço a juntar-se a nós!

A Astronomia em Crescente é uma actividade promovida pelo NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais. As sessões decorrem normalmente aos Sábados próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua. No final da apresentação e caso as condições meteorológicas o permitam, haverá uma sessão de observação nocturna com telescópios.

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Mais informações: http://www.nuclio.pt/projectos/crescente.html


Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...