quarta-feira, 16 de maio de 2018

Uma reacção química que enche balões

O meu video do dia nacional do Cientista, feito para a rádio Zig Zag, no âmbito do Dia Nacional dos Cientistas:



Regularmente escrevo e faço parte da locução do programa de rádio Um minuto de ciência por dia nem sabes o bem que te fazia, uma parceria entre o Pavilhão do Conhecimento e a rádio Zig Zag.

4 comentários:

  1. Há uma inocência volátil na reação química do vestido de noiva.
    Não fora o esvaziamento do balão e a realidade encarnaria a alquimia do sonho.

    Maravilhadas, as crianças.

    ResponderEliminar
  2. O que tem mais valor:
    A experiência, ou o seu enquadramento teórico?
    A escola tradicional procurava resolver o dilema arriscando que experiência e teoria são duas faces de uma só moeda. O Pós-Modernismo responde que as experiências devem ser espetaculares e apresentadas, de preferência, em espaços extra-escolares, como os centros de Ciência Viva, a rádio ou a televisão; quanto à teoria, o essencial é que seja banida da escola!

    ResponderEliminar
  3. "quanto à teoria, o essencial é que seja banida da escola!" Claro. É cansativa, exige esforço e traumatiza para toda a vida.

    ResponderEliminar
  4. O ideal era a escola ser banida.18 de maio de 2018 às 17:30

    Pedagogia Selvagem de Constantin Fotinas. Método aberto, introspeção humanista. Seis fases, a saber:
    1. Ação-reflexão exploratória – clarificação de valores, necessidades e motivações pessoais e uma etapa de contextualização a partir de problemas;
    2. Consciencialização da praxis, estudo e análise, clarificação e situação de problemas, escolha de uma problemática significativa;
    3. Trocas em plenário (apresentação das fases 1 e 2);
    4. Praxis consciente (ação-reflexão sistemática), incluindo uma etapa de pesquisa de informação, consultas na Internet e em livros e visionamento de vídeos, clarificação de objetivos de aprendizagem em termos de aptidões a adquirir e uma etapa de experiências significativas;
    5. Avaliação da praxis consciente (estudo e análise sistemática): avaliação da aprendizagem, das aptidões, dos valores vividos e das atitudes trabalhadas;
    6. Trocas em plenário (apresentação das fases 4 e 5).

    ResponderEliminar

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.