segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj,

Informação recebida no DRN:

A Câmara Municipal da Sertã, a Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, sediada na Universidade Aberta, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, em cooperação com outras instituições científicas e culturais nacionais e internacionais, vão promover, com ampla projeção, nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro, o Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj, a ter lugar na Fundação Calouste Gulbenkian e na Casa da Cultura da Sertã.

O presente Congresso faz parte de um conjunto de iniciativas que assinalarão o Centenário Antunesiano e que ajudarão a refletir criticamente a cultura portuguesa, em articulação com as culturas europeias e os grandes desafios da globalização, tendo como pano de fundo o Pensamento e a Obra do Padre Manuel Antunes (1918-2018).

Para mais informações, consulte-se o cartaz e documento em anexo.

Convidamos à presença e à participação. Agradecemos ampla divulgação.

A Comissão Organizadora.
Congresso Internacional Repensar Portugal, a Europa e a Globalização
100 Anos Padre Manuel Antunes, sj
(00351) 96 99 777 02




Padre Manuel Antunes, sj

por José Eduardo Franco


O Padre Manuel Antunes (1918-1985) foi um mestre excepcional que marcou para toda a vida milhares de estudantes que, ao longo de mais de um quarto de século, passaram pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A sua memória continua viva e a iluminar o caminho de quantos o conheceram, ouviram e leram.
Nos tempos difíceis que a sociedade atravessa, parece de elementar bom senso o regresso ao silêncio criador em que se possam escutar palavras de sabedoria que nos ajudem a redescobrir os valores fundamentais e a “Repensar Portugal”. Neste contexto, a atualidade de Manuel Antunes, em vez de nos fixar no passado irremediavelmente desaparecido, deve reconfortar a nossa vontade de futuro, apetrechando-a com o sentido das coisas essenciais, tão facilmente corroído pelo acessório e pela sedução do superficial.
De entre os créditos associados à memória do mestre notável, contam-se o perfil de humanista, a escuta atenta dos sinais dos tempos, a disponibilidade para ouvir o outro e compreender as diferenças, a procura do essencial na floresta do efémero, o espírito de tolerância, a opção pelo que aproxima e une em vez do que pode afastar e dividir, o gosto do universal cultivado no conhecimento do singular, a arte da síntese que não despreza a paciência da análise nem o enraizamento concreto, a consciência de cidadania vivida com responsabilidade e vigilância. Estes são alguns dos muitos traços que fazem do percurso intelectual e cívico de Manuel Antunes uma referência de cultura, que a sociedade portuguesa não pode perder de vista se quiser manter a sua identidade e vencer a batalha do futuro.
-- 
Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA)
Praceta João XXI, 17, 1.º esq. | 2775-511 Carcavelos
T.: 96 99 777 02 | ieccpma@gmail.com

Online em www.iecc-pma.eu

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...