segunda-feira, 27 de novembro de 2017

A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: Presenças Clássicas nas Literaturas de Língua Portuguesa

Informação chegada ao De Rerum Natura

Realiza-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 4 e 6 de Dezembro na Faculdade de Letras de Lisboa o IV Colóquio Internacional. A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: Presenças Clássicas nas Literaturas de Língua Portuguesa.

Apresentação: Afirmando o estudo da tradição clássica no espaço lusófono como tema de investigação nuclear, o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa promove a reflexão crítica em torno da recepção da Antiguidade Greco-Latina nas Literaturas Portuguesa, Brasileira, Galega e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Assim, na quarta edição do colóquio A LITERATURA CLÁSSICA OU OS CLÁSSICOS NA LITERATURA: PRESENÇAS CLÁSSICAS NAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA — a decorrer na Faculdade de Letras nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2017 —, é nosso propósito discutir e confrontar ideias acerca da reconfiguração temática, dos valores, do imaginário e das obras clássicas, bem como das personagens, cultura literária e poética, história e ficção gregas e latinas, atendendo a diversas cronologias e diferentes lugares onde se escreve português.

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...