quarta-feira, 7 de junho de 2017

"BURACOS NEGROS E ONDAS GRAVITACIONAIS: OS PRIMEIROS 100 ANOS"



No próximo dia 13 de Junho, terça-feira, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada Buracos negros e ondas gravitacionais: os primeiros 100 anos. O palestrante será Carlos HerdeiroFísico, Professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro.



Resumo da palestra:
No dia 11 de Fevereiro de 2016 foi anunciada a detecção de ondas gravitacionais, provenientes de uma colisão de buracos negros que aconteceu há 1.3 mil milhões de anos. Dois outros evento semelhantes foram posteriormente anunciados pela colaboração LIGO. A detecção destas ondas, previstas por Albert Einstein há precisamente 100 anos, dá-nos acesso a uma nova camada da realidade, até agora inacessível. Num certo sentido, estávamos surdos e passamos a ouvir. Nesta palestra irei falar de uma previsão teórica controversa, de uma experiência impossível, de desenvolvimentos técnicos extraordinários e finalmente, da sinfonia e dos diálogos cósmicos que estão à espera de ser ouvidos e dos enigmas que poderão esclarecer/criar.


Esta palestra insere-se no ciclo "Ciência às Seis" coordenado por António Piedade.

Entrada livre
Publico em geral

Link para o evento no facebook

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...