domingo, 21 de agosto de 2016

O RÓMULO NO CORREIO DA MANHÃ

O Correio da Manhã de domingo passado, na sua revista, apresenta o Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra:

É a universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do Mundo. Criada no reinado de D. Dinis I, a Universidade de Coimbra é uma referência no ensino universitário e uma atração turística pela riqueza histórica, cultural e científica. Aqui funciona um Centro Ciência Viva diferente de todos os outros. 

O centro Rómulo de Carvalho é uma biblioteca de divulgação de ciência, em homenagem ao "grande professor, divulgador, poeta, alguém que relacionou a ciência com o Mundo", diz Carlos Fiolhais, diretor do centro. Funciona há cinco anos num espaço cedido pelo Departamento de Física. É de livre acesso e qualquer pessoa pode requisitar livros num "sítio onde a curiosidade sai daqui completamente morta", brinca Carlos Fiolhais. Há 25 mil obras com o denominador comum da ciência e ainda CD e DVD. Muitas obras foram oferecidas por particulares e o diretor do centro faz o convite: 
"Quem tiver livros que queira partilhar com a comunidade, o Rómulo, na Universidade de Coimbra está pronto a aceitá-los". 
Todos os anos por ali passam 8 mil pessoas.

Ler em: http://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/25-mil-livros-sobre-ciencia

Sem comentários:

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...