terça-feira, 23 de agosto de 2016

Arte e Ciência. Cientistas em workshop internacional em Viseu


Informação recebida dos organizadores do Art Lab 2016 em Viseu:

Cientistas nacionais e internacionais juntam-se em Viseu, na escola Alves Martins, para discutir o futuro da humanidade em temas como envelhecimento, a falta de comida e de água potável. Rene Oettkerli, Udo Schnitzbauer, Tiago Boaventura, Steven Brown, Carlos Fiolhais e Carlos Duarte são algumas das presenças já confirmadas para o workshop “Art Lab 2016”, Science Xplore, que irá decorrer entre 5 a 10 de setembro de 2106, na Escola Secundária Alves Martins, em Viseu.

 O tema para o workshop deste ano designa-se por “Back to the future” (De volta ao Futuro), decorre em inglês e estará disponível para alunos entre os 12 e os 17 anos que irão trabalhar em conjunto com os cientistas e palestrantes presentes para solucionar problemas de 2050: envelhecimento, a falta de comida e de água potável. As inscrições puderam ser feitas no site: www.sciencexplore.org  até dia 15 de agosto. Houve 20 vagas disponíveis.

 O programa para os cinco dias inclui atividades das 9h00 às 12h30 e projetos experimentais de robótica, tintas fotossensíveis, animação em stop-motion, química verde e linguagem das redes sociais, das 14h00 às 17h30. O encontro tem como objetivo o de criar “relações académicas entre artistas e cientistas das diversas nacionalidades”. A Science Xplore é uma recente associação sem fins lucrativos que “pretende estimular o gosto pelas ciências e pela arte, recorrendo a abordagens assentes no saber fazer e no saber pensar”. O workshop de robótica da Science Xplore conta com a colaboração do departamento de engenharia eletrotécnica, do Instituto Politécnico de Viseu.

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...