sábado, 9 de julho de 2016

"Toda a nova tecnologia é uma nova filosofia"

Na sequência do texto de Carlos Fiolhais O fim de tudo e mais alguma coisa, transcrevo uma passagem de uma entrevista recente a Geoge Steiner publicada em 2008 no jornal El país (aqui)
Hegel dizia que toda a nova tecnologia é uma nova filosofia. Bill Gates e os seus engenheiros mudaram o mundo. O Google mudou a percepção da memória e o modo de comunicamos. A tecnologia é a força mais criativa neste momento (...) 
Há uma ou duas revoluções que se avizinham e têm a ver com o transplante da memória (...) não estamos muito longe de poder implantar chips de memórias a pessoas com alzheimer que lhe dariam acesso a um passado artificial (...) 
Isso causa-me muito medo e francamente prefiro não estar vivo. 
Em breve, poderemos viver uma media de 120 anos (...) Parte de nós serão substituídas como o motor de um carro. Hoje, ser um investigador de biogenética é como estar subido a una escada rolante que anda cada vez mais depressa.

5 comentários:

Carlos Ricardo Soares disse...

O que muda o mundo é que realmente importa. Os factos consumados impõem-se a todas as filosofias, a todas as crenças, mas nunca se opõem a nenhuma ciência. Sejam tecnologias, guerras, terrorismo, ou tempestades...não podemos deixar de conviver com o mundo que eles instauram e de pensar e de concluir em função das condições que eles ditam. Esta é a realidade a filosofia é outra coisa ("realidade").

Anónimo disse...

Quando se perde a noção da sacralidade do fenómeno da Vida, quando se confunde biogenética com bioenergética como forma de chegar aos 120 anos, quando se embarca na ideia de progresso como lei da natureza, é garantido que estamos preparados para a maior decepção da humanidade. O que temos hoje é cientismo, não ciência.

Anónimo disse...

Hegel estava enganado! Veja os monstros que se abrigam no seu guarda-chuva, é a anti-humanidade pura e dura:

A sinificação e a revolução sexual andam de mãos dadas
http://algolminima.blogspot.pt/2016/07/a-sinificacao-e-revolucao-sexual-andam.html

Anónimo disse...

Graham Hancock Breaks the Set on TED Censorship, Lost Civilizations & War on Consciousness
https://www.youtube.com/watch?v=0BrDF5WLyQs

marina disse...

o mais fantástico é a ciência já ter um livro do Apocalipse ... os paralelismos com a relogião , vida eterna , apocalipse e tal são demais , dá mesmo para rir :) ai Jezabel , ai Jezabel :)

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...