terça-feira, 31 de maio de 2016

VIAJAR COM OS OSSOS: DA NOSSA HISTÓRIA NATURAL À RESOLUÇÃO DE CASOS CRIMINAIS.



CONVITE


Na próxima 5ª feira, 2 de Junho de 2016, pelas 18h realiza-se no RÓMULO Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, a palestra intitulada "Viajar com os ossos: da nossa história natural à resolução de casos criminais", com a professora Eugénia Cunha do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Palestra inserida no ciclo Fronteiras da Ciência, coordenado por António Piedade, a decorrer até Julho de 2016.




RESUMO DA PALESTRA:
Os ossos, como tecidos duros do corpo humano, quando fossilizam, contam estórias sobre a nossa história natural. Por outro lado, quando passou pouco tempo desde a altura da morte e os tecidos moles já não são informativos, os ossos testemunham violações de direitos humanos e permitem devolver a identidade a quem a perdeu. São estórias dos ossos, que são intemporais, que se vão contar, uma viagem desde há 7 milhões de anos até ao presente.


ENTRADA LIVRE
Público-alvo: Público em geral

1 comentário:

Joana Valente disse...

"Os ossos, como tecidos duros do corpo humano ..."
Em rigor o osso não é um tecido, é um orgão. O osso não é só constituido por tecido ósseo. Do osso fazem também parte o periósteo e a medula óssea, que não são formadas por tecido ósseo.
O erro não é grave atendendo ao contexto, mas seria imperdoável num aluno de Medicina num exame de Anatomia ou Histologia.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...