quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

8a conferência do Projeto "Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países"


Projeto "Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países"
Universidade de Coimbra


A 8a conferência pública mensal promovida pelo projeto em epígrafe pretende contribuir para aprofundar a discussão em Portugal sobre os exames, através do estudo de outros sistemas educativos e dos seus exames.

A oitava conferência pública será:

8ª sessão - 23 de janeiro de 2016, 10h, sala Pedro Nunes
"O sistema de ensino alemão"
por Renate Matthias, Diretora da Escola Alemã de Lisboa.


Nesta apresentação será explorado o sistema de ensino alemão, nomeadamente os três percursos alternativos que os alunos podem seguir assim que terminam a escola Primária.

Dependendo do tipo de escola estudam durante 9, 10 ou 12/13 anos fazendo no final um exame que lhes abre a porta seja à formação profissional, seja aos estudos universitários. Ao escolherem a formação profissional os alunos fazem a formação prática numa empresa e – ao mesmo tempo – completam a formação teórica numa escola profissional (sistema DUAL).

O projeto "Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países" é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e as conferências decorrem todas no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
A entrada é livre

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...