quinta-feira, 30 de abril de 2015

Conversas na Aldeia Global em Oeiras

Conversas na Aldeia Global 

Uma Biografia da Luz ou a Triste História do Fotão Cansado, 
por Carlos Fiolhais e José Tito Mendonça
quinta-feira. 07 de maio, 21h30

Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras

Celebra-se em 2015 o Ano Internacional da Luz (AIL) e os 100 anos da Teoria da relatividade geral de Einstein. Deste modo, as Conversas na Aldeia Global dedicam a próxima sessão à importância da luz na ciência e na vida, e debatem diversos temas apaixonantes da física num diálogo aberto com os Professores Carlos Fiolhais e José Tito Mendonça.

Assim, a pretexto do lançamento da obra «Uma Biografia da Luz ou a Triste História do Fotão Cansado», da autoria do Professor José Tito Mendonça, convidamo-lo para uma conversa sobre este ensaio dedicado à natureza e às propriedades da luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
 
«À luz devemos a maior parte da informação que recebemos do Universo. Graças às tecnologias baseadas na luz conseguimos hoje viver melhor na Terra. Por tudo isso, é bom que, neste Ano Internacional da Luz, se faça mais luz sobre a luz. Uma Biografia da Luz conta-nos o essencial sobre a luz de um modo assaz cativante. Um livro que ilumina», escreve Carlos Fiolhais. É professor de Física da Universidade de Coimbra e coordenador do AIL. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela televisão SIC e pela revista Caras em 2005. Investiga Física da Matéria Condensada e Ensino e História das Ciências. Foi fundador e Diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde instalou o maior computador português para cálculo científico («Centopeia»). Dirigiu a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial das revistas Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física, e Física na Escola e Revista Brasileira do Ensino da Física, da Sociedade Brasileira de Física. Foi diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e é responsável pela áea de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
 
José Tito Mendonça é professor catedrático reformado do Instituto Superior Técnico (IST) e antigo presidente do Departamento de Física deste Instituto. É também professor convidado da Universidade de São Paulo, no Brasil, e da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, no Reino Unido. Tem um doutoramento de estado (doctorat ès-sciences) pela Universidade de Paris–Sud Orsay, em França, e foi consultor científico do projeto europeu JET em Culham, no Reino Unido. Foi ainda responsável pela criação de duas novas equipas de investigação no IST, uma em fusão nuclear e outra na interação de lasers intensos com a matéria. É atualmente responsável pelo laboratório de átomos frios e plasmas quânticos do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN-IST).


Contamos consigo!

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...