segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O NOVO EDUQUÊS: "SALSICHA EDUCATIVA"


O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, no tratamento que dá à língua portuguesa, não é afinal muito diferente de Jorge Jesus. Depois de ter uma vez falado da "porcaria na ventoinha" agora, na sessão de oficial de início do ano lectivo no Conselho Nacional de Educação, falou da "salsicha educativa".  É certo que disse "chamada" antes de "salsicha educativa", mas quem é que chama assim a qualquer coisa na educação? De quem é a citação? O que será isso de aumentar a "salsicha educativa"? Que novo eduquês é esse? Parece-me uma imagem no mínimo tão infeliz quanto a "porcaria na ventoinha". Nuno Crato não é capaz de fazer um "briefing" a Passos Coelho para que ele não fale da "salsicha"? Ou terá sido Crato que lhe passou essa  ideia da "salsicha"?

Estive a ver de onde poderia vir essa da salsicha, que não parece ter pés nem cabeça. Tentei ver noutras línguas, como "educative sausage", em inglês, ou "Erziehungbratwurst", em alemão (a Alemanha é afinal a terra das salsichas). Não encontrei. De modo que não sei. Mas talvez o primeiro ministro se estivesse a referir a uma metáfora da escola como "máquina de fazer salsichas" que alguns pedagogos têm usado em discursos informais. Foi o caso de Ruben Alves, o escritor, psicanalista e teólogo brasileiro recentemente falecido que, numa crónica, falou do processo educativo como "máquina de fazer salsicha". Mas ele não se referiu ao aumento do tamanho da salsicha, mas sim em melhorar a qualidade da carne.

O melhor será o proprio Passos Coelho esclarecer o que quis dizer quando afirmou que recusa o aumento da "salsicha".

3 comentários:

Zé Morgado disse...

Professor Carlos Fiolhais, a "salsicha educativa" opõe-se à política educativa "gourmet" servida pelo "chef" Nuno Crato que dos cortes nos recursos faz brotar a qualidade a excelência. http://atentainquietude.blogspot.pt/2014/09/a-salsicha-educativa-e-politica-gourmet.html

Cláudia da Silva Tomazi disse...

A metáfora da "salsicha" conhecida a exemplo (embutido com sobras de suíno) na sociedade educativa brasileira ou seja a presença ao termo teve notoriedade a partir da música "The Wall" de Pink Floyd executada nos anos 80 a letra representa a New Age rompendo com solos de guitarra elétrica o movimento que consolida o voto direto a Democracia brasileira, as cenas do Clip The Wall (na íntegra) argumenta acção escolar o bem maior a disciplina descrita sob modelo rígido do sistema autoritário avança com a figura do professor exercendo a função disciplinar comparada no molde da revolução industrial.

Ruben Alves defendia a prática de ensino (professor) de melhorias educativas no sistema de educativo brasileiro.

Um Jeito Manso disse...

Meu Caro, ouvi dizer que vai receber um exemplar da dita salsicha educativa:

http://umjeitomanso.blogspot.pt/2014/09/paula-teixeira-da-cruz-e-nuno-crato.html

A panaceia da educação ou uma jornada em loop?

Novo texto de Cátia Delgado, na continuação de dois anteriores ( aqui e aqui ), O grafismo e os tons da imagem ao lado, a que facilmente at...