sábado, 23 de agosto de 2014

Conhecimento de Deus



Michael Tooley defende que Deus não existe, no livro Conhecimento de Deus, do qual é co-autor, com Alvin Plantinga. Um excerto de um dos capítulos de Tooley está agora disponível na Crítica. Boa leitura!

1 comentário:

Carlos Ricardo Soares disse...

O título é muito interessante.
Lembra-me "Conhecimento de Poesia" de Vitorino Nemésio.
Desagradou-me o advérbio "infelizmente", denunciador de uma atitude menos "isenta", que levanta suspeitas, num escritor de filosofia. A mim pareceu-me provocador.
Fiquei, entretanto, a cogitar espontaneamente sobre a inteligência necessária para investigar se os escritores dos livros que compõem a bíblia, e antes deles, em alguns casos, a tradição oral (antes de serem escritos, como sucedeu com a Odisseia, por exemplo, foram sendo transmitidos oralmente, através de gerações), se confrontaram com as questões e os argumentos que ainda hoje se colocam sobre a existência de Deus e se, nos escritos bíblicos, deixam sinais de responderem a tais questões, argumentos.
Estou a pensar na bíblia enquanto "produto" da inteligência humana e em que, provavelmente, a avaliar pelas culturas antigas, nomeadamente grega e egípcia, nenhum dos argumentos do presente terá estado ausente. Seria interessante avaliar se e como responderam. Alguém conhece um livro que possa ajudar-me neste assunto?

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...