quarta-feira, 2 de julho de 2014

"Voltem a ter o controlo"

Tudo o que "caí" na Internet lá fica, em princípio, para sempre e agregado em "nuvem" (ver, por exemplo, aqui). Começando algumas pessoas a ter consciência disso e a inibir-se de partilhar dados, cria-se uma "oportunidade de mercado" aproveitada por empresas que garantem segurança total na "rede".

Uma delas promove-se através de um vídeo cujo "objetivo é mostrar, de forma dramática e arrepiante, os perigos de expor a vida pessoal através da Internet. O vídeo é acompanhado pela música da banda The Police, Every Breath You Take, cantada por Bethany Guinness, e locução de John Hurt, que ficou famoso pela sua interpretação na adaptação cinematográfica do romance distópico de George Orwell 1984" (aqui).

Não obstante, permito-me duvidar da mensagem que o título do filme veicula: "Voltem a ter controlo".

1 comentário:

Anónimo disse...

A moda das nuvens só termina quando houver um escândalo a nível mundial com dados de milhões de pessoas e empresas a serem vazados para a rede, ai a moda da nuvem morre!

E o perigo é outro: O governo português entrega para manter em segurança dados críticos entre eles da defesa a nuvens controladas por empresas privadas!

Querem um sistema seguro? Ele já existe há muito: um bunker anti tudo tipo missão impssível (creio que a 1 ou 2) que para se ter acessos aos dados têm que se ir lá pessoalmente, desligado da rede! Assim o controlo é quase total! ou melhor, voltem às máquinas de escrever como estão a fazer os serviços secretos russos!

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...