quarta-feira, 28 de agosto de 2013

“43 MINIATURAS MATEMÁTICAS” PARA GRANDES DESCOBERTAS

Recensão do livro "43 Miniaturas Matemáticas" publicada primeiramente na imprensa regional.

O livro “43 Miniaturas Matemáticas” é o mais recente título, número 40, da colecção “O Prazer da Matemática” da editora Gradiva. Este livro surgiu como resposta ao desafio lançado a dez professores e investigadores do Departamento de Matemática da Universidade do Porto, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra. Os autores são: Paulo Ventura Araújo, Maria Pires de Carvalho, Gabriela Chaves, Lucinda Lima, Christian Lomp, António Machiavelo, Ana Cristina Oliveira, José Carlos Santos, Carlos Correia de Sá, Maria do Céu Silva e João Nuno Tavares.

“Os pequenos textos que aqui (no livro) se apresentam pretendem dar breves retratos de alguns tópicos matemáticos, na esperança de que o seu conjunto dê uma ideia fiel da paisagem real da matemática”, pode ler-se no início do prefácio da autoria dos organizadores do livro, os matemáticos António Machiavelo, José Carlos Santos e João Nuno Tavares.

Cada um dos pequenos textos está escrito numa linguagem muito acessível e rigorosa, que aproxima mesmo o leitor mais reticente para o mundo maravilhoso da matemática. A organização deste livro conseguiu que o resultado final do convite aos dez autores se apresente muito equilibrado. Ao ponto de a leitura dos diferentes textos aparentar ter sido escrita por um único autor.

Os textos apresentam ou respondem a questões como: O que são as cónicas? O que é a quadratura do círculo? Existe diferença entre o zero e o vazio? Quantos pontos tem o infinito? O que é o teorema de Pitágoras? Como é a geometria da Terra? O que é a geometria analítica? E a geometria projetiva? O que são os quaterniões? Existe um hipercubo? Quais os pontos notáveis de um triângulo?

Em cada uma das 43 entradas para o conhecimento matemático, que podem ser lidas independentemente e na ordem mais apelativa ditada pela curiosidade do leitor, existem elementos adicionais mais que possamos saber mais. Existem ainda ilustrações e esquemas, estes elaborados pelos autores, que compaginam cada um dos textos facilitando a sua compreensão.

Recorde-se que a colecção “O Prazer da Matemática”, criada por Guilherme Valente, passou a ser dirigida a partir do número 39 pelo matemático e divulgador de ciência Jorge Buescu. E sobre este livro Jorge Buescu escreve, na contrapa do livro, o seguinte: «O que acontece quando se junta uma dezena de matemáticos? É inevitável: fala-se de matemática. É o que acontece neste pequeno livro – de uma forma simultaneamente brilhante e original. Sob a forma de miniaturas, onde um pequeno texto sobre uma ideia específica é acompanhado por curiosidades e ilustrações, os autores transportam-nos numa suave viagem pelas ideias da matemática: dos tipos de infinito aos hipercubos, da geometria à arte. Uma delícia para a mente.»

Como se pode ler também na contracapa, as 43 miniaturas servem “de aperitivo para descobrir como a matemática tem um notável potencial de revelação das estruturas e padrões que permitem compreender o mundo à nossa volta”.

É pois um excelente e cativante convite à leitura.

António Piedade

Referência Bibliográfica
Título: 43 Miniaturas Matemáticas
Autores: António Machiavelo, José Carlos Santos e João Nuno Tavares (orgs.)
Editora: Gradiva Publicações, S.A.
Colecção: O Prazer da Matemática
Páginas: 152
1ª edição: Julho de 2013
ISBN: 978-989-616-541-3

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...