quinta-feira, 27 de junho de 2013

BREVE PRÉ-HISTÓRIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Excerto de um artigo que publiquei na revista on line Adn80 (revista para quem gosta de ler online e sem distracções).



«O termo “ficção científica” surge pela primeira vez nos finais do século XIX. Mas podemos balizar o percurso de uma pré-história da ficção científica como tendo tido início depois do nascimento da ciência experimental moderna. E esta aconteceu com Galileu Galilei e Johannes Kepler no início do século XVII.
Se Galileu é reconhecido como figura principal na revolução científica, a Kepler, astrónomo e matemático alemão, devemos as três leis sobre o movimento dos planetas, que recebem o nome em sua homenagem e que foram base de partida para a formulação, por Isaac Newton, da lei da atracção universal.
O curioso é que grandes divulgadores da ciência e da cultura humana, como Carl Sagan, identificam num destes gigantes da ciência o autor da primeira obra da pré-história da ficção científica. Como disse o poeta cientista, “eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida”. E de facto parece ter sido pelo sonho de uma viagem à Lua que a pré-história da ficção científica começou. (…)»
(o restante artigo encontra-se aqui)
A ilustração faz parte de uma série da artista Bettina Forget inspirada na obra “Somnium”. ©Bettina Forget

António Piedade

1 comentário:

perhaps disse...

temos de pagar para ler o artigo...tão bem lembrado! mesmo, mesmo.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...