quinta-feira, 1 de novembro de 2012

NO DIA DAS BRUXAS


Declarações minhas à revista "Time Out" de Lisboa e que esta transcreveu, em parte, no último número:

Os chamados fenómenos paranormais são, em geral, pura charlatanice. O  facto é que há gente pronta a  enganar outros e há ainda mais gente facilmente enganável. Os anúncios de coisas extraordinárias – incluundo fantasmas e assombrações – aramente são acompanhados de provas convincentes. O astrofísico e divulgador de ciência Carl Sagan afirmou um dia que “alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias”. Alguém diz que viu? É preciso que mais alguém veja e que a observação se repita até que não subsistam dúvidas. Se não houver dúvidas, haverá decerto uma explicação científica. Claro que há fenómenos físicos novos, mas não são os fantasmas nem as assombrações. A mente humana está sujeita a  erros e a ciência é um grande esforço humano para escapar aos erros. Errar pode ser humano, mas o ser humano desenvolveu a ciência a fim de não errar demasiado. É a resistência permanente ao erro que nos tem permitido não só saber mais como viver melhor.

5 comentários:

José Batista disse...

O problema é que há uma fracção de pessoas (quantas?...) que não só parece gostar, como quer e exige... ser "enganada"!
Talvez porque há realidades (verdades) que certas pessoas gostariam que fossem como dizem ou como ouvem dizer ou que desejariam que... não existissem.
E as psicologias e as psiquiatrias e as psicanálises vão... gatinhando e tacteando. É desejável que se levantem, olhem e andem, sem darem passos maiores que as pernas. E remetendo-se ao silêncio, se o saber da ciência a tanto aconselhar.
Até lá (até sempre?...) restam as crenças, por vezes muito (in)convenientes.

E teremos sempre as religiões, claro.
Legitimamente.

Cláudia da Silva Tomazi disse...

A ciência ao longo de milênios e percorrera, fora dinâmica constructiva. Dígna em hábil de habilitada a inteligência humana. Seria esclarecedor citar que o tema "dia das bruxas" organiza-se a fora de crendince. Eis, verga e nem racha a ingenuidade. A inocência, a tenra idade entre outras, de defesa é fonte inexorável a distorção, cujo efeito chicote e apenas.

Anónimo disse...

Caro Professor Fiolhais,

“alegações extraordinárias requerem provas extraordinárias”.

O que entende exactamente por "alegações" e "provas"?

António Teixeira

Anónimo disse...

Paralelamente ao mundo fisico, existe um mundo não fisico. Neste, as leis do mundo fisico não podem ser aplicadas. A existencia deste mundo não invalida em nada a ciencia, e o seu paradigma. Quanto a crenças, religiões e fenómenos sobrenaturais, sempre existiram e continuarão a existir. É tão dificil provar a sua existencia como provar a sua não existencia. Por isso deixe-se o fenómeno para quem acredita e tem fé (acreditar sem questionar).

Imperatriz Sissi disse...

Os autores sérios que abordam o ocultismo defendem que a chamada "magia" não é contrária às leis da física. Age discretamente, de acordo com a natureza. Recordemos que o que era considerado "magia" há alguns séculos é hoje explicado cientificamente. Vejam-se algumas ideias de Hermes Trimegisto...No futuro, mais coisas que hoje classificamos como "sobrenaturais" terão decerto uma explicação consensual e racional. É tudo uma questão de tempo e de meios.
Já a charlatanice, sempre existiu e arranja sempre por onde se expressar...é um mal eterno, como as baratas.

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres, estou...