domingo, 12 de agosto de 2012

Este trabalho é fabuloso

O sistema de engenharia que mais admiro na missão recente a Marte (Curiosity) é o sistema de entrada na Atmosfera e Landing.


Great engineering JOB.
:-)

6 comentários:

Joaquim Manuel Ildefonso Dias disse...

Engenheiro J. Norberto Pires;

É para mim claro que está tudo a fazer pela sua vida, até a NASA não quer prescindir dos seus biliões de dólares (pouco importa que neste mundo haja pessoas a morrer com fome ou doenças perfeitamente curáveis, vitimas de guerra...) tem portanto necessidade (NASA + Administração) de convencer, como sempre o faz, a opinião pública, de que o seu dinheiro está a ser muito bem empregue, e para isso cria todo este aparatoso espetáculo de que o Senhor nos dá conta...
Senhor Engenheiro, não espere que desta vez surja algo para acrescentar ao "corpo" da Ciência, tal nunca aconteceu, creio bem.

Cordialmente,

J. Norberto Pires disse...

Boa Tarde, Não discuto as prioridades, algo distorcidas, que arranja 2.5 mil milhões de euros para esta missão, e não consegue umas centenas de milhares para atender a doentes e esfomeados. Agora que a exploração espacial abre, sem margem para dúvida, imensas possibilidades para a ciência e para o conhecimento, lá isso abre.

Cumprimentos.

Joaquim Manuel Ildefonso Dias disse...

Engenheiro J. Norberto Pires;

Richard Feynman num dos seus livros, de divulgação publicados pela editora Gradiva, deixa esta ideia critica (livro que li à muito tempo e escrevo por isso de memória) "que não prestava muita atenção aos resultados das viagens espaciais, que não traziam nada de novo para a ciência, ou se traziam ninguém o sabia porque os resultados não eram divulgados, e até dá um exemplo bem elucidativo, e caricato quanto baste, em que os técnicos da NASA diziam estar a aprender muito com a experiência... quando na verdade não estavam a aprender nada que não se soubesse ou que não fosse possível descobrir sem gastar os tais biliões". Como é no presente, é muito diferente? eu penso que não deve ser muito diferente.

Engenheiro J. Norberto Pires, faz muita falta à Ciência os génios, mas génios com a integridade de Richard Feynman, e repare nesta noticia “'Reality show' em Marte já tem data marcada: 2023” que pode ler aqui http://www.dn.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=2717250

Claro que não me preocupa as pessoas que vão gastar o seu dinheiro (ganho ou roubado) dessa forma; preocupa-me é a integridade dos Cientistas ou falta dela, e sobretudo os doentes e os esfomeados.

Cordialmente,

guna disse...

O sr. Joaquim Dias sabe quais são os objectivos desta missão? Quantas patentes ou software originou?

Joaquim Manuel Ildefonso Dias disse...

Caro sr. guna;

Confesso que nunca me interessei pelo principal objetivo da missão; estava seguro de que ele seria algo não cientifico, (e é sempre assim, por isso “não hà resultados”, como diz Feynman); fui pesquisar, e não me enganei, e pasme-se o senhor que, o principal objetivo da missão é a descoberta de vida em Marte.

Pergunta-me o senhor parece-me que em desespero de causa, e com razão pois não se consegue identificar nada (não hà resultados) “Quantas patentes ou software originou?” e eu respondo-lhe, que o software ou as patentes não necessitam de uma viagem a Marte para se desenvolverem...

Mas a ciência precisa da força intelectual e criativa de todos os povos deste mundo e para isso é necessário que todos os homens (que não os de marte) possam ter acesso às mesmas condições de alimentação, de saúde, de instrução de desenvolvimento e de cultura (o que não acontece).

É esta a meu vêr a primeira condição a criar para melhor desenvolver a Ciência, - aproveitar ao máximo todas as possíveis inteligências que possam existir no mundo. Só depois se deve pensar em ir à Lua ou a Marte ou onde quer que seja ...

Mas não deixa de ser um bom exercício lembrar a forma como se faz a Ciência, e o que hà de comum estas viagens espaciais...

guna disse...

Caro sr. Joaquim Dias, o objectivo desta missão é determinar se existiram condições para suportar vida microbial em Marte.

O software e patentes não necessitam de uma viagem a Marte... a não ser que se seja necessário ir a Marte, ou enviar outro satélite, ou trabalhar em Marte, etc. É que a teoria nunca "matou a fome" a ninguém, também é preciso fazer para apender.

Pode-se discutir se o dinheiro podia ter um destino mais produtivo, e também concordo que a NASA parace ter tanto empenho em publicidade como com a ida à Lua. Mas não parece justo dizer que nenhuma ciência resulta destes projectos. E até está bem acessivél: ntrs.nasa.gov.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...