sábado, 28 de julho de 2012

OURO E PRATA PORTUGUESA NAS OLIMPÍADAS


Os alunos portugueses conseguiram superar a primeira participação nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OM CPLP) e trazem para Portugal uma medalha de ouro e três de prata. David Martins (10º ano - Escola Secundária de Mirandela) conquistou a medalha de ouro. Diana Macedo (12º ano - Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja), Miguel Costa (11º ano - Grande Colégio Universal, Porto) e João Rocha (10º ano - Colégio Paulo VI, Valongo),trouxeram de “terras de Vera Cruz” medalhas de prata.

À semelhança da edição anterior das OM CPLP todos os países em competição, e que marcaram presença nesta segunda edição das OM CPLP, foram medalhados. Esta competição (anteriormente designada Olimpíadas de Matemática da Lusofonia) já tem a sua próxima e terceira edição agendada no próximo ano para Maputo, em Moçambique.

A equipa portuguesa regressa este fim-de-semana da cidade brasileira de São Salvador, na Bahia, onde decorreu a competição, e chegará ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, na madrugada de domingo, dia 29 de julho.

A estreia das Olimpíadas da CPLP realizou-se no ano passado em Coimbra e reuniu estudantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.Em 2011, todos os países participantes conquistaram medalhas, prova do esforço e da dedicação que estes estudantes demonstraram ao longo da competição.Portugal arrecadou então uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.

A participação nas Olimpíadas da CPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...