terça-feira, 20 de março de 2012

Nova teoria do mal

Miguel Real é professor de Filosofia, intervém num programa na rádio, escreve com regularidade para um jornal, é romancista... olha para o mundo e pensa-o.

No seu mais recente livro pensou-o a partir de algo que é primordial, normal, ontológico, desafiador, universal, absoluto, substancial, criativo, que é um mistério ou talvez não, que é... a origem do saber humano: o Mal.

"Há 2000 anos que a civilização europeia se fundou na crença de que Jesus Cristo teria resgatado o mal do coração do homem - um novo mito após a morte das mitologias greco-romanas. O corpo de Jesus Cristo foi oferecido como resgate e penhor da vitória do homem sobre o mal. Deus triunfara sobre o rival diabo, oferecendo-lhe em troca o sofrimento divino de seu filho, Cristo - o novo grande mito criado pela Europa, estendido ao mundo inteiro através de Lisboa e Madrid, dominando-o. Mas o mal continuou a infestar a Europa e a humanidade, e, contra a esperança das primitivas comunidades cristãs, a fome, a violência, a dor, o sofrimento, a escassez, permaneceram e têm permanecido reis e rainhas da acção humana, agora comandadas pelos próprios cristãos" (páginas 91-92).

1 comentário:

Cláudia S. Tomazi disse...

...Deus trunfara sobre o rival Diabo...

Desde de quando a possibilidade de algo, estar do alcance em rivalizar com Deus?


A idéia passando pela fé, é um tipo de dimensão com o alvo tangível, mas daí querer equiparar o imaginativo seria atribuir feições desnecessárias.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...