sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Segundo Século Vinte

Informação chegada ao De Rerum Natura:

O Segundo Século Vinte é um ciclo de debates e exposições relacionado com temas da História recente de Portugal, a partir da década de 60, organizado pelo Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A).

As sessões, de entrada livre, têm periodicidade bimensal é são sempre uma quinta-feira, às 18 horas, no Café do Teatro Académico Gil Vicente..

A primeira sessão, marcada para 23 de fevereiro e intitulada Pára-arranca. História e amnésia no movimento estudantil, é uma conversa com os investigadores Guya Accornero e Miguel Cardina, moderada por Rui Bebiano.

A história do movimento estudantil vive ciclicamente de experiências, esquecimentos e recomeços. A memória e a atitude de cada geração raramente passa de forma incólume para a seguinte. O objetivo desta sessão é analisar as condições e os motivos que fazem com que esta situação se repita constantemente, prejudicando muitas vezes a eficácia reivindicativa.

Guya Accornero é doutorada em Sociologia Histórica pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa com uma tese titulada Efervescência Estudantil. Estudantes, acção contenciosa e processo político no final do Estado Novo, atualmente em processo de publicação. É investigadora de pós-doutoramento em Ciência Política no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e no Centre de Recherche sur l'Action Politique da Universidade de Lausana. A sua investigação incide sobretudo nos movimentos sociais, carreiras militantes, mobilização e desmobilização política, repressão em vários regimes políticos e em processos de transição. Tem artigos e capítulos de livros publicados ou no prelo sobre estas temáticas e é co-editora, com Alfonso Botti, da obra monográfica Il Portogallo e la transizione alla democrazia (número especial de Storia e Problemi Contemporanei Clueb, 2010).

Miguel Cardina é doutorado em História pela Universidade de Coimbra, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pós-doutorando do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha sobre o radicalismo político nas décadas de 1960 e 1970 e as dinâmicas entre História, memória e testemunho oral. Publicou Margem de Certa Maneira. O maoismo em Portugal (2011, Tinta-da-China, vencedor em 2011 do Prémio Vitor de Sá em História Contemporânea), A Esquerda Radical (2010, Angelus Novus) e A Tradição da Contestação. Resistência Estudantil em Coimbra no Marcelismo (2008, Angelus Novus).

Sem comentários:

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...