segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Livros de Fevereiro da Gradiva

Informação recebida da Editora Gradiva

Ordens e Congregações Religiosas no Contexto da I República, de Luís Machado de Abreu e José Eduardo Franco (coords.)

Terá sido a expulsão das ordens e congregações religiosas um momento de sombra numa revolução que introduziu rupturas tão relevantes que abriram a porta a uma nova etapa da modernização de Portugal? Consolidada a Democracia, clarificada a relação entre o Estado e a Igreja, o Centenário da República deve constituir oportunidade para a informação, o debate e o esclarecimento desta questão mais sensível. É este o propósito desta obra, que oferece ainda informação histórico-teológica actualizada sobre o sentido, a natureza, as metamorfoses, as contradições e as relações históricas das ordens e congregações.

«Fora de Colecção», n.º 328, 360 pp., € 35,00

5 de Outubro: Uma Reconstituição de Ernesto Rodrigues

Livro escrito como um romance e que se lê como um romance, nele se relatam os acontecimentos que rodearam a Implantação da República e a convulsão social, política e quotidiana vivida há cem anos. Ilustrado e com secções antológicas de documentos da época, será lido com prazer e proveito por um largo espectro de leitores.

«Fora de Colecção», nº 327, 284 pp., € 14,00

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...