quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

VIDA DE ESTRELA, PRIMATAS E ADN DE GOMAS


Informação recebida do Museu de Ciência de Coimbra:

De 2 de Janeiro a 27 de Março em Coimbra

VIDA DE ESTRELA, PRIMATAS E ADN DE GOMAS ANIMAM SÁBADOS DO MUSEU DA CIÊNCIA

Em 2010, as crianças a partir dos 3 anos são convidadas a descobrir os mistérios da vida através de ateliers onde a Ciência anda de mão dada com a diversão.

Com o novo ano, regressa ao Museu da Ciência da Universidade de Coimbra mais uma temporada de ateliers científicos para os mais pequenos. No primeiro trimestre de 2010, e porque se comemora o Ano Internacional da Biodiversidade, os "Sábados no Museu" trazem às crianças alguns dos segredos da vida na Terra e ainda outros mistérios do nosso planeta.

Os ateliers são especialmente pensados para crianças a partir dos 3 anos e vão repetir-se todos os sábados, entre as 15 e as 16h30. O custo de participação é de três euros.

Os "Sábados no Museu" começam já no dia 2 de Janeiro, com o atelier científico "Pernas para que vos quero?!". Na sessão, as crianças a partir dos 5 anos poderão descobrir, entre outras coisas, porque é que existem na Terra animais tão diferentes uns dos outros.

No dia 9 de Janeiro, é a vez de os mais pequenos (a partir dos 8 anos) se entreterem com o atelier "Vida de Estrela", onde poderão perceber o que é que faz uma estrela brilhar durante milhares de milhões de anos e o que lhe acontece depois.

Os primatas dão o mote à sessão de 16 de Janeiro. Será que estes animais são todos iguais? Haverá assim tantas diferenças entre o Homem e o chimpanzé? Estas são apenas algumas das questões que animarão a tarde do terceiro "Sábado no Museu" de 2010, pensado para crianças a partir dos 5 anos.

No dia 23 de Janeiro, o ADN é o grande protagonista dos ateliers do Museu. Na sessão, as crianças (a partir dos 8 anos) vão desvendar a linguagem da vida e construir, com gomas, um segmento de ADN.

No último sábado de Janeiro, regressa ao Museu o atelier "Orquestra Ecológica", onde as crianças dos 3 aos 5 anos terão oportunidade de construir instrumentos musicais com materiais recicláveis.

A 6 de Fevereiro, todas as atenções vão concentrar-se nas "Plantas Comilonas", numa sessão que permitirá aos mais novos (a partir dos 8 anos) entrar no estranho mundo das plantas carnívoras.

"Porque treme a terra?" é a grande interrogação dos ateliers de 13 de Fevereiro, que pretendem dar a conhecer aos mais novos os segredos dos sismos e o que se passa no interior do planeta Terra. A sessão destina-se a crianças maiores de 7 anos.

No dia 20 de Fevereiro, e quando Portugal ainda comemora o Ano Internacional da Astronomia, os mais pequenos (a partir dos 5 anos) poderão construir o seu próprio sistema solar e conhecer as diferentes características dos astros vizinhos da Terra.

No último sábado de Fevereiro, regressa ao Museu da Ciência a Maria Papoila, uma flor que irá contar aos mais pequenos a história da 'amizade' milenar entre as flores e as abelhas. A sessão "Mal me quer ou bem me quer?" destina-se a crianças dos 3 aos 5 anos.

Em Março, um mistério digno dos contos policiais anima o primeiro "Sábado no Museu". A pergunta é: quando um grupo de machos bonitos e elegantes aparece numa cidade de aves e se torna um sucesso junto das fêmeas mas um desejado manjar para os gatos, será que, passado algum tempo, eles ainda estão vivos? O atelier "A Beleza é fundamental?" é especialmente pensado para crianças a partir dos 8 anos.

No dia 13 de Março, os mais novos (maiores de 5 anos) vão descobrir o que têm em comum o vinagre e o limão, a pasta de dentes e o limpa-vidros, numa sessão dedicada aos líquidos que mudam de cor.

No dia 20, voltam ao Museu os "Grandes Gigantes do Passado", num atelier que dará a conhecer as estranhas criaturas que já habitaram a Terra. As actividades são para crianças a partir dos 8 anos.

O primeiro trimestre de "Sábados no Museu" termina com uma aventura. Os mais novos, dos 3 aos 5 anos, partem "Em Busca do Arco-Íris Escondido", numa viagem fantástica pelo mundo da luz.

A participação nas sessões requer marcação prévia (telefone: 239 85 43 50) e inclui a visita às exposições do Museu da Ciência. Mais informações em www.museudaciencia.org.

PROGRAMA

02 de Janeiro | PERNAS PARA QUE VOS QUERO!?
Porque temos pernas e outros animais têm barbatanas?Por que é que alguns animais se conseguem esconder e outros preferem dar nas vistas Vem perceber porque existem tantos animais e porque são tão diferentes uns dos outros.
A partir dos 5 anos

9 de Janeiro | VIDA DE ESTRELA
Como será a vida de uma estrela? Asseguramos-te que não é monótona! Descobre o que faz uma estrela brilhar durante milhares de milhões de anos e o que lhe acontece depois.
A partir dos 8 anos

16 de Janeiro | O VALE DOS PRIMATAS
Os primatas serão todos iguais? Haverá muitas diferenças entre o homem e o chimpanzé? Vem descobrir quem é quem...
A partir dos 5 anos

23 de Janeiro | CÓDIGO DAS GOMAS
O que é o ADN?
Descobre a linguagem da vida e constrói um ADN... muito saboroso!
A partir dos 8 anos

30 de Janeiro | ORQUESTRA ECOLÓGICA
Queres fazer uma orquestra com materiais recicláveis? Junta os teus amigos e venham todos ao barulho!

Dos 3 aos 5 anos
6 de Fevereiro | PLANTAS COMILONAS
Já ouviste falar em plantas carnívoras? Será que elas comem mesmo carne? Convidamos-te a entrar no estranho mundo destas plan comilonas e a perceber porque são tão diferentes.
A partir dos 8 anos

13 de Fevereiro | PORQUE TREME A TERRA?
Os sismos são um fenómeno fantástico que nos ensina muito sobre o interior do planeta.Há muitos tipos de sismos e, em Portugal, já houve uns bem grandes! Junta-te a nós e vem descobrir porque treme a Terra.
A partir dos 7 anos

20 de Fevereiro | O MEU SISTEMA SOLAR
Os planetas serão todos iguais?
Com plasticina e outros materiais, vem construir um sistema solar, conhecer as diferentes características dos astros e quais as distâncias que os separam do Sol.
A partir dos 5 anos

27 de Fevereiro | MAL ME QUER OU BEM ME QUER?
Era uma vez uma flor chamada Maria Papoila... Vem conhecer a sua história e perceber porque é que as flores e as abelhas são tão amigas há milhares de anos.

Dos 3 aos 5 anos
6 de Março | A BELEZA É FUNDAMENTAL?
Um grupo de machos bonitos e elegantes aparece numa cidade de aves. Eles são um sucesso junto das fêmeas, mas também são mais apreciados pelos gatos... Será que, passado algum tempo, ainda há machos bonitos nesta cidade?
A partir dos 8 anos

13 de Março | MUDA DE COR?
O que têm em comum o vinagre e o limão? E a pasta de dentes e o limpa-vidros? Vem ver como os líquidos podem mudar de cor e descobrir porquê.
A partir dos 5 anos

20 de Março | GRANDES GIGANTES DO PASSADO
Sabias que já existiram preguiças gigantes e criaturas muito estranhas que habitaram a Terra? Vem conhecê-los e leva um fóssil para casa!
A partir dos 8 anos

27 de Março | EM BUSCA DO ARCO-IRIS ESCONDIDO
Alguma vez viste um arco-íris? Quantas cores é que ele tem? Vem descobrir este mistério e fazer uma viagem fantástica pelo mundo da luz.
Dos 3 aos 5 anos

MAIS INFORMAÇÕES
- 3 euros por criança
- a partir dos 3 anos
- todos os Sábados
- 15h00-16h30
- marcação prévia

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...