quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BACK TO SCHOOL


Excerto do recente discurso do Presidente Barack Obama em Arlington, Virgínia, aos alunos americanos (versão completa aqui):

"But whatever you resolve to do, I want you to commit to it. I want you to really work at it.

I know that sometimes you get that sense from TV that you can be rich and successful without any hard work -- that your ticket to success is through rapping or basketball or being a reality TV star. Chances are you're not going to be any of those things.

The truth is, being successful is hard. You won't love every subject that you study. You won't click with every teacher that you have. Not every homework assignment will seem completely relevant to your life right at this minute. And you won't necessarily succeed at everything the first time you try.

That's okay. Some of the most successful people in the world are the ones who've had the most failures. J.K. Rowling's -- who wrote Harry Potter -- her first Harry Potter book was rejected 12 times before it was finally published. Michael Jordan was cut from his high school basketball team. He lost hundreds of games and missed thousands of shots during his career. But he once said, "I have failed over and over and over again in my life. And that's why I succeed."

These people succeeded because they understood that you can't let your failures define you -- you have to let your failures teach you. You have to let them show you what to do differently the next time. So if you get into trouble, that doesn't mean you're a troublemaker, it means you need to try harder to act right. If you get a bad grade, that doesn't mean you're stupid, it just means you need to spend more time studying.

No one's born being good at all things. You become good at things through hard work. You're not a varsity athlete the first time you play a new sport. You don't hit every note the first time you sing a song. You've got to practice. The same principle applies to your schoolwork. You might have to do a math problem a few times before you get it right. You might have to read something a few times before you understand it. You definitely have to do a few drafts of a paper before it's good enough to hand in.

Don't be afraid to ask questions. Don't be afraid to ask for help when you need it. I do that every day. Asking for help isn't a sign of weakness, it's a sign of strength because it shows you have the courage to admit when you don't know something, and that then allows you to learn something new. So find an adult that you trust -- a parent, a grandparent or teacher, a coach or a counselor -- and ask them to help you stay on track to meet your goals."

5 comentários:

António Daniel disse...

São ideias que todos nós devemos incutir não só nos mais jovens, mas em toda a população. Tudo o que lemos, vimos e ouvimos vinculam imagens de sucesso e de felicidade. São formas de negar a realidade. Esta é muito mais difícil do que se imagina. O produto final desvirtua e omite os meios empregues para o alcançar. Obama, fala bonito e, o que é novidade, fala verdade. Seria bom que todos nós fomentássemos esta dinâmica, embora seja difícil face à informação do «beautiful world» dos meios de comunicação.

Fartinho da Silva disse...

Os USA perceberam há alguns anos que o modelo de escola adoptado não servia os interesses do país, curiosamente ou talvez não em Portugal continuamos a considerar que é esse o modelo mais interessante! Curiosamente ou talvez não, há muitos anos atrás formaram-se alguns portugueses em Boston de forma a poderem aplicar o tal modelo made in USA em Portugal, os resultados são aqueles que se conhecem.

Hoje, escolas, professores, alunos e encarregados de educação trabalham apenas para justificar o modelo adoptado de forma a garantir a continuidade de um dos maiores lobbies existentes em Portugal - o lobby das ciências da educação!

No entanto, sonho com o dia em que os portugueses acordem e percebam de uma vez por todas que a escola é um local de trabalho, que o professor ENSINA, os alunos ESTUDAM e os pais EDUCAM! E não tenho qualquer dúvida que passados vinte anos voltaremos a ter uma economia a crecer mais depressa que os restantes paises europeus.

Até lá, continuaremos a viver da demagogia e do populismo, continuaremos a ouvir que a escola é um local onde os pais deixam os filhos, continuaremos a ouvir que a escola deve educar, continuaremos a ouvir que a escola deve ser um local lúdico, continuaremos que aprender deve ser fácil e giro, continuaremos a ouvir que o professor deve ter pedra filosofal do conhecimento, continuaremos a ouvir que os pais podem ir descansados para a sua vida que a escola trata dos seus filhos em todas as dimensões...!

É óbvio que só pessoas muito distraídas poderiam acreditar em tanta facilidade, é óbvio que quase ninguém compra um produto quando o vendedor do mesmo afirma que esse produto resolve todos os nossos problemas com um simples toque, no entanto e estranhamente a maioria da população acreditou e ainda acredita que este produto - escola - lhe resolve todos os problemas sem um mínimo de esforço.

Esperemos por melhores dias e lutemos diariamente pela VERDADE e como necessitamos de VERDADE nesta matéria!

Desta forma, muito lhe agradeço ter colocado em tão nobre espaço o discurso do Presidente Obama da abertura do ano lectivo dos EUA.

António Daniel disse...

Sobre o problema da educação nos EUA, ler Hannah Arendt, "A crise na Educação", in Entre o Passado e o Futuro. É um artigo muito interessante. Aplica-se bem a Portugal. Porém, enquanto os EUA não tem passado, o que os desculpa, nós temos mil anos, o que nos culpa. Se lerem o capítulo percebem o que quero dizer.

José Ricardo Costa disse...

Alguém consegue imaginar a socióloga Rodrigues a fazer este discurso em vez de andar a distribuir Magalhães e diplomas de Novas Oportunidades?

JR

Unknown disse...

Com discursos destes a classe política - seja de que parte do globo for - caminhará no sentido da credibilidade perdida!

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...