quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ideias Simples




Obama's climate guru: Paint your roof white!





O Nobel Steven Chu, o secretário da Energia de Obama, na abertura de um simpósio de três dias que decorre no Palácio Saint-James, em Londres, sugeriu pintar de branco telhados, estradas e pavimentos sortidos como forma de combater as alterações climáticas.O evento, que reúne para um debate de soluções científicas para este problema global 60 cientistas e 20 prémios Nobel, pretende encontrar novas propostas para apresentação na Conferência de Copenhaga, a conferência promovida pela ONU que terá lugar em Dezembro onde será feita a revisão do Protocolo de Quioto.

9 comentários:

Anónimo disse...

Já há mais de um ano que me lembrei que seria interessante calcular o impacto dos muitos milhões de quilómetros de estradas de alcatrão no aquecimento, porque o alcatrão absorve bastante calor. Mas nunca tentei fazer os cálculos. Como é que se comparará um quilómetro de alcatrão com uma tonelada de CO2, ao nível da absorção? Pode ser uma ideia ridicula, mas talvez não, talvez fosse muito bom pintar as estradas de branco.
luis

Anónimo disse...

Com o imenso calor que vai fazer, é natural que todos comecemos a vestir de branco...

Freire de Andrade disse...

E nos dias frios, que nos climas temperados não são tão poucos como isso, não seria melhor ter os telhados pintados de negro?

Anónimo disse...

Feire, essa é boa, claro que o ideal seria ter telhados negros em dias frios e brancos em dias quentes, é que os aquecimentos das casas também contribuem para o aquecimento global. Muito bem visto, acho eu, que não sou um especialista!
luis

Anónimo disse...

Não deve ser muito confortável conduzir em estradas pintadas de branco.

luis nº2

Anónimo disse...

É isso, luis, talvez tenhas razão, mas depende do material que se usar, eu disse pintar, à sorte, como nem sequer pensei bem no problema, depende dos materias que se usar, há materiais que reflectem a luz em todas as direcçóes e poderiam não dar problemas aos condutores, se é isso que queres dizer. Não sei muito bem, nem sequer sei se as estradas absorvem assim tanto calor, por isso o melhor é nem nos preocuparmos com isso!
luis

Francisco Trindade disse...

Branco, preto, porque é que não pintam as estradas e os tectos das casas de rosa? O PS de sócrates agradecia...
Como é que eu posso estudar melhor arquitectura? Estudando a história da arquitectura. Como é que eu posso estudar melhor psicologia? Estudando a história da psicologia.Tentem fazer o mesmo em relação à climatologia e pode ser que tirem conclusões pertinentes em relação à história das alterações climáticas e ao papel que o homem teve e tem em relação a esta questão...

Francisco Trindade

Anónimo disse...

O aquecimento global é uma treta e o Steven Chu pode meter o Nobel onde mais gostar porque depois do Al Gore e do IPCC receberem um Nobel, este prémio deixou de ter relevância.

Anónimo disse...

Atenção, o Nobel do Algore e do IPCC foi o da paz.

Depois do Kissinger e do Arafat vale tudo nesse prémio.
Esses e o da africana que plantava árvores que disse que a SIDA tinho sido feita pelos brancos para lixar a vida aos pretos. Muito conducente à paz sim senhor.

Os outros ainda têm uma réstia de méritos técnicos e por vezes corrigem-se injustiças (vide medicina recentemente).

Ah! É verdade. O da economia não existe. É uma pura manipulação social. Nunca é demais dizer.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...