terça-feira, 29 de abril de 2008

"E ela dança"

“Às vezes, quando a casa estava adormecida à noite,
ela dançava pela sala fora (…).
E ela dançará.
Ao longo das sílabas dos poemas,
como dançava na minha infância.”
Miguel Sousa Tavares


No dia de hoje, em que se comemora essa arte magnífica que é a da dança, lembro-me de um poema - Por delicadeza - e de um quadro - O baile - de duas senhoras que representam duas outras artes magníficas: Sophia de Mello Breyner Anderson e Paula Rego.

Bailarina fui
Mas nunca dancei
Em frente das grades
Só três passos dei

Tão breve o começo

Tão cedo negado

Dancei no avesso
Do tempo bailado

Dançarina fui
Mas nunca bailei
Deixei-me ficar
Na prisão do rei


Onde o mar aberto
E o tempo lavado?
Perdi-me tão perto
Do jardim buscado

Bailarina fui

Mas nunca bailei
Minha vida toda
Como cega errei

Minha vida atada
Nunca a desate

Como Rimbaud disse
Também eu direi:

«Juventude ociosa
Por tudo iludida
Por delicadeza
Perdi a minha vida»


(Citação de Miguel SousaTavares in Jornal Público, 12 de Junho de 1999).

2 comentários:

Anónimo disse...

A Helena Damião é a minha blogger preferida no De Rerum Natura.

Helena Ribeiro disse...

Nestes dias de tempestade, sugiro a leitura do conto Saga, de Sophia. É tão bonito que não tem explicação.
E mesmo a não perder, a exposição de Paula Rego, em Algés, até dia 18 de Janeiro de 2009.

Porque é assim, de quadro em quadro, de livro em livro, no suave passar do tempo... que tudo acontece.

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...